Instituto Pensar - Explosão no aeroporto de Cabul deixa 13 mortos, afirma Talibã

Explosão no aeroporto de Cabul deixa 13 mortos, afirma Talibã

por: Revista_Fórum


Mulheres feridas chegam a um hospital para tratamento após duas explosões no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta quinta (26) ? Foto: Wakil Kohsar/AFP

Por Julinho Bittencourt

Ocorreu uma grande explosão na manhã desta quinta-feira (26), em um dos portões do aeroporto internacional de Cabul ? onde uma das maiores operações de retirada aérea da história vem sendo realizada desde a tomada da capital afegã pelo Talibã.

Uma fonte do Talibã disse à agência de notícias Reuters que ao menos 13 pessoas morreram, incluindo crianças. A rede de televisão Al Jazeera fala em ao menos 10 mortos, também citando uma fonte do Talibã. O The Wall Street Journal diz que fuzileiros navais americanos ficaram feridos.

O porta-voz do Pentágono confirmou a explosão, mas não deu mais detalhes sobre o que ocorreu. "Podemos confirmar uma explosão fora do aeroporto de Cabul. As vítimas não estão claras neste momento?, afirmou John Kirby. "Forneceremos detalhes adicionais quando pudermos?.

A Embaixada dos EUA alertou nesta quinta-feira, os cidadãos em três portões de aeroporto para sair imediatamente devido a uma ameaça à segurança não especificada. Antes, na terça-feira, 24, o presidente americano, Joe Biden, já havia mencionado o grupo terrorista. "Cada dia que estamos no terreno é mais um dia em que sabemos que o ISIS-K (Estado Islâmico Khorasan ou Estado Islâmico no Afeganistão).

Leia também: Talibã e a Lei Sharia, entenda o que é e o impacto nas minorias

Um alto funcionário dos EUA, que falou sob condição de anonimato ao The New York Times, confirmou que os EUA estavam rastreando uma ameaça "específica? e "confiável? no aeroporto programada pelo ISIS-K.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a explosão durante uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão, segundo a Reuters.

O aeroporto internacional Hamid Karzai é a única saída do país para milhares de estrangeiros e afegãos que tentam, desesperados, embarcar nos voos de retirada organizados pelos países ocidentais.

Quase 90 mil pessoas já foram retiradas do Afeganistão desde que o Talibã retomou o poder, em 15 de agosto, mas uma multidão ainda se aglomera dentro e ao redor do local, inclusive em valas.

Segundo o jornal The New York Times, ao menos 250 mil afegãos que trabalharam para os EUA ainda não foram retirados do país. O atual ritmo de evacuação não é suficiente para retirar todo mundo até o dia 31, prazo limite anunciado por Biden.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: